A troca de óleo é uma medida preventiva, que deve ser executada de maneira regular de acordo com o tempo indicado pela fábrica. Mas você sabia que, no momento da troca de óleo, existe a necessidade de trocar o filtro também? O filtro de óleo é uma peça que cumpre o papel de retirar impurezas desse óleo, que acaba se contaminando com detritos do próprio motor. É papel desta peça retirar de circulação qualquer elemento que possa vir a causar problemas no funcionamento do motor. Alguns motores, por exemplo, têm problemas com o calibre do tubo da bomba de óleo, que faz a circulação deste lubrificante por todo o motor.
Se você vai pegar a estrada e seu óleo está perto do momento da troca, o mais indicado é realizar a substituição antes de atingir o tempo da fábrica. Isso evita que o motor entre em sobrecarga e apresente problemas em velocidade. Na estrada, é preciso lembrar que o motor trabalha com rotações superiores e constantes, necessitando de lubrificação em perfeitas condições.
Troca do filtro não deve acontece a cada duas trocas de óleo
Um mito sobre o filtro de óleo é que ele deve ser trocado somente a cada duas trocas de lubrificante, quando na verdade ambas as trocas (do filtro e do óleo) devem ocorrer juntas. Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja de manutenção automotiva no Rio de Janeiro, fala sobre essa situação muito comum entre os motoristas e donos de carro: “Cada vez que o motor está ligado, há necessidade de uma filtragem perfeita. Se você troca o óleo e deixa o filtro, há muitas chances desse óleo novo se contaminar mais rapidamente durante o ciclo, trazendo maior desgaste para o motor”, destaca o especialista.
Antes de pegar a estrada, avalie não apenas o motor. Lembre-se dos pneus, alinhamento, balanceamento e todos os itens acessórios como macaco e triângulo. Além disso, certifique-se que as peças vitais, como elementos da suspensão, estão livre de problemas. A estrada pode ser excelente, mas você precisa estar prevenido!