Você acaba de sair do trabalho, levando alguns colegas de carona e ainda planeja passar no mercado. O trânsito está intenso. No meio do caminho, o display do carro te alerta que o nível de gasolina chegou à reserva. Você se dá conta de que não há um posto de gasolina próximo a você. E agora? O que fazer para não acabar ficando na mão e nem ser obrigado a pedir para todo mundo empurrar o carro no meio da estrada? Ismael Paim, da Unibras Auto, empresa de proteção veicular, tem boas dicas e vai te ajudar a não precisar passar por esse aperto!
Para economizar gasolina, é importante abrir mão de algumas coisas
”Se o dia não estiver quente, a primeira coisa que se deve fazer é desligar o ar-condicionado”, inicia Ismael. “O equipamento é responsável pelo aumento de até 20% do consumo de combustível. Por isso, já que é pra economizar, vai ser necessário passar para a ventilação natural. Porém, cuidado, pois a aerodinâmica também pode ser um fator prejudicial, caso você esteja a mais de 80km/h.”
Outra dica passada por ele é sobre evitar acelerar brusca e desnecessariamente, inclusive de forma excessiva. A explicação é que o carro a 100km/h consome cerca de 20% a mais do que precisaria se estivesse a 80km/h.
Paim também lembra que é importante saber trocar a marcha no momento certo. Afinal, se o motorista não seguir corretamente as instruções do fabricante do carro, ele vai acabar gastando mais do que o necessário. Por isso, é recomendado, antes de tudo, ler o manual do proprietário e saber qual é a velocidade certa para cada mudança de marcha.
Por fim, o peso carregado dentro do carro também é algo a ser levado em conta. Pela lógica, um carro que carrega mais peso vai precisar de maior aceleração para poder se locomover. E, como já falamos anteriormente, quanto maior a aceleração, maior o consumo. Ismael alerta: “Já foi comprovado que se o carro carregar 40 quilos além do permitido, ele já aumenta o consumo em até 2%. Por isso, se estiver dando carona, tente deixá-los em seus destinos o quanto antes, para aliviar o carro ao máximo.”
Esteja preparado
Nunca se sabe quando esses problemas podem acontecer com a gente. Por isso, é recomendado estar sempre preparado. Aliás, já existem no mercado empresas especializadas em proteção veicular, como a Unibras, que tem dentro de seu pacote de serviços o socorro em casos de falta de combustível. “É aquele ditado: é melhor prevenir do que remediar!” – termina, entre risos, Ismael.