Ícone do site

Saiba onde comer bem em Santo Antônio do Pinhal

Com uma variedade de pratos e cardápio rotativo, os restaurantes Donna Pinha e Sta Truta, oferecem opções diferenciadas em seis festivais que a chef Anouk Vs. Rosa promove durante o ano todo em Santo Antônio do Pinhal.

Nessa época do ano, quando a temperatura cai e o inverno se faz presente, as casas apresentam todas as noites uma sequência de fondues com entrada na de queijo, depois carne, calabresa e frango, finalizando com a de chocolate.

Destaque também para o Avestruz ao Molho de Framboesa, Medalhão Donna Pinha, além de saborosas Casquinhas de Truta Defumada, Moquequinha de Truta e a famosa linguiça de truta. Também especialidade das casas. Para os enófilos ambas oferecem uma vasta variedade de vinhos, contando com uma adega que armazena mais de 120 rótulos.

Segundo a Revista Época, “conhecer os restaurantes de Anouk e suas receitas é, sem exagero, o melhor pretexto para visitar Santo Antônio do Pinhal. Todo esse sucesso foi adquirido com a qualidade e a gastronomia dos festivais que a chef promove durante o ano todo. Confira alguns deles:

Festival de Fondue

Em julho a casa apresenta em todas as noites uma sequência de fondues com entrada na de queijo, depois carne, calabresa e frango, finalizando com a de chocolate. Além de tudo isso os visitantes ainda podem apreciar o Chenoise de carne cozido em um caldo especial de funghi secci.

Festival do Pinhão

Entre os meses de abril e julho o destaque fica por conta do pinhão com pratos que vão desde entrada, prato principal à sobremesa. Destaque para a truta e medalhão com pinhão e a torta de whisky com pinhão.

Festival da Alcachofra

Na primavera, a partir do final de agosto até outubro, acontece o mais curto dos festivais, porém mais tradicional, já que a chef prioriza ingredientes cultivados na cidade de Santo Antônio do Pinhal. Destaque para a entrada de casquinha defumada servida no fundo de alcachofra, carret de cordeiro com coração de alcachofra e molho balsâmico.

Festival de Cogumelos

Entre outubro e novembro enfatiza os cogumelos, shitake, shimeji, porto belo e paris. Destaque para a truta ao molho de shitake e purê de yasabe, fettuccine ao mix de cogumelos e presente de cogumelos.

Festival de Frutas Vermelhas

Para finalizar, acontece de dezembro a fevereiro o festival das frutas com pratos feitos com amora, mirtilo e framboesa. Vale a pena saborear avestruz ao perfume de framboesa com queijo Brie, carret ao molho de mirtilo, taça de frutas vermelhas com suspiro e as saborosas caipirinhas com a pinga da região.

Festival da Quaresma

Após o Carnaval e terminando somente na Páscoa é possível saborear pratos à base de peixe, como moquequinha ou truta defumada com molho bechamel.

Como se não bastasse os benefícios de uma boa alimentação preparadas pela chef Anouk, os restaurantes Donna Pinha e Sta Truta, tem a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar social. Pensando dessa maneira, diversas ações são desenvolvidas no sentido de semear novas ideias e transformar pequenas atitudes em grandes soluções para a qualidade de vida no planeta.

Por exemplo, além do lixo que é reciclado, todo o óleo utilizado pelos restaurantes, são reciclados e doados para a APAE. O mesmo acontece com a arrecadação de impostos que são revertidos para a instituição.

A chef Anouk também ajuda outras instituições carentes com o Projeto do Grupo Ganso. Trata-se de um grupo de mulheres, que se dedicam à profissão, filhos, netos, maridos e amigos, sem perder o olhar para as necessidades do OUTRO com ações sociais variadas: colaboram na área da educação, saúde e cultura, atendem às solicitações de diversas entidades em suas necessidades prementes.

Além dos dois restaurantes, Anouk Vasconcelos Rosa se dedica a uma fábrica de peças em couro na vizinha Campos do Jordão. Parece muito para uma pessoa delicada como ela, mas quem a vê transbordando de energia entende logo como, além de tudo isso, ela ainda consegue tocar o Donna Pinha Eventos & Buffet. Um serviço que busca manter a arte de servir com requinte os sabores da montanha.


Fonte: Temporada de Inverno / JC

Seguinte: A experiência do turismo voluntário
Sair da versão mobile