Quando você, que é amante da estrada, deseja desbravar locais nunca antes explorados, e pretende incluir nessa lista locais com atoleiros, obstáculos e outras problemáticas referentes ao solo, você precisará muito de um carro que atenda suas necessidades. Isso significa ter um carro preparado para suportar trancos, com altura compatível, com tração 4×4 e bloqueio de diferencial. Mas você sabe o que é bloqueio de diferencial?
Para que você entenda o que é o bloqueio, precisa entender o que é o sistema. O diferencial existe para compensar a rotação das rodas em um carro com tração 4×4. Isso significa que, quando está atuando, o diferencial reduz a rotação das rodas internas em uma curva, retirando a tração e potência dessas rodas por meio de engrenagens.
Como esse sistema tão funcional e inteligente pode falhar?
Para responder essa pergunta, ouvimos Danilo Vasconcelos, CEO da Dinamicar Pneus, empresa que vende pneus no Rio de Janeiro e tem uma vasta expertise com pick-ups:“o bloqueio do diferencial serve para que o sistema não identifique uma perda de contato com o solo como uma curva. Assim, quando você cai num atoleiro, essa roda que está atolada recebe maior tração, e a que poderia retirar o carro desta situação simplesmente perde a tração, já que o diferencial a identifica como a roda que deve ter a tração reduzida”, explica.
O bloqueio de diferencial, desta forma, atua evitando que o sistema esteja ativo, emitindo trações iguais para ambas as rodas, o que facilita a solução de problemas dessa natureza. O que não deverá ser feito sob nenhuma hipótese é usar esse sistema numa curva, pois isso pode provocar a quebra do diferencial, o que deixará você a pé no meio da viagem ou ainda poderá fazer com que o diferencial deixe de atuar, provocando excesso de rotação nas rodas internas, o que pode vir a causar acidentes.