Ícone do site

A gastronomia em Campos do Jordão

É bem verdade que Campos do Jordão é uma cidade de clima maravilhoso, de passeios e paisagens deslumbrantes, de gente bonita e bem-vestida, de flores que encantam os olhos e o olfato, de pinheirais, pássaros, bosques de araucárias, de esquilos e muitas outras maravilhas da Natureza.

Porém, também é verdade que Campos do Jordão é um dos locais onde melhor se come em todo o nosso país, oferecendo ao turista ou ao aqui residente, uma imensa variedade de pratos, de doces, de bebidas e de tudo o mais que faz bem ao paladar e à alma.

Desde delícias típicas alemãs até a leitoa à pururuca de nossos vizinhos mineiros, tudo é delicioso, tudo enche os olhos de gula e a boca de água.

As massas não ficam atrás de nenhum outro prato, bem como as pizzas, calzones e outros quitutes italianos. E que dizer de um belo churrasco saboreado sob as majestosas araucárias, ouvindo o cantar dos pássaros e vendo os esquilos? Da mesma forma, temos as trutas servidas de inúmeras maneiras, sob incontáveis receitas, todas elas de fazer pecar por gula qualquer frade trapista.

Quanto aos doces, sejam eles singelos doces de frutas cristalizadas ou complicados strudels, todos eles levam ao sétimo céu.

E, claro: sempre estarão presentes bons vinhos, nacionais ou importados, todos de safras escolhidas e criteriosamente selecionadas, preparando o paladar para, após a refeição, um café encorpado, perfumado e gostoso, acompanhado de um licor delicado ou de um conhaque soberano.

Por tudo isso, os turistas que vêm a Campos do Jordão — bem como os privilegiados residentes — podem considerar nossa cidade como um dos paraísos gastronômicos do Brasil.

O que, realmente, faz com que Campos do Jordão esteja não apenas geograficamente mais perto do Céu…

Já para quem conhece a gastronomia de Campos, uma ótima alternativa é a cidade vizinha, Santo Antônio do Pinhal, onde o visitante poderá aproveitar o Festival de Queijos e Vinhos (01/06 a 31/07), assinado pela Chef Anouk Migotto.


Fonte: Temporada de Inverno / JC

Seguinte: Viajando com Michel Zylberberg
Sair da versão mobile