O alinhamento da suspensão tem como grande objetivo fazer com que a direção não tenha comportamento irregular durante o uso do carro. Evita-se, assim, que ela tenha tendências para algum lado, pois ao manter-se em linha reta, garante um conforto maior para o motorista. Mas não se trata apenas de conforto para sua viagem, é também uma questão de segurança e que influencia na durabilidade das peças, incluindo os pneus, que são os que sofrem mais. O alinhamento 3d é uma evolução do procedimento tradicional. Na modalidade tradicional, o alinhador faz ajustes de acordo com os parâmetros indicados pelo equipamento, sem que haja uma matriz. Assim, mesmo sendo muito eficaz, não é 100% preciso.

Ao realizar o alinhamento 3d, o motorista está levando um procedimento muito mais fino e exato. Além de regular os eixos x e y, ele ajusta o eixo z, de profundidade. Além disso, todos os números são levados a uma matriz, da própria montadora, permitindo que o carro tenha um ajuste preciso, exatamente como saiu da fábrica. Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, fala sobre o procedimento: “A melhoria na precisão garante maior durabilidade dos pneus, evitando que o motorista precise trocá-lo antes. Além disso, o alinhamento 3d dura mais”, explica o especialista.

Carro alinhado gasta menos combustível

Com os devidos ajustes na suspensão, o carro passa ser mais econômico. Isso acontece por causa do menor atrito das rodas com o solo. Quando se reduz essa força, o motor não precisa demandar muita potência, garantindo menor consumo final. Além disso, as peças da suspensão agradecem. Com um carro suave e sem trancos na direção, peças como bandeja de suspensão e bieletas, por exemplo, tendem a durar muito mais. É importante ter o alinhamento sempre em ordem, avaliando a sua necessidade a cada 10 mil km. Cuidar do seu carro é garantir seu funcionamento e um custo menor!