Santo Antonio do Pinhal sedia 10º Festa do Pinhão, com produções servidas nos restaurantes e Praça do Artesão; antes de subir a serra, confira o que os chefs elaboraram para a temporada.
Ele é a semente de uma árvore bem brasileira: a Araucária. Suas pinhas estouram e a festa do pinhão é anunciada. Em Santo Antônio do Pinhal, a versátil sementinha é há dez anos inspiração para uma temporada gastronômica que oferece criações surpreendentes na 10o Festa do Pinhão, que começa hoje.
É entre os meses de maio e junho que os pinhões florescem, época que os turistas costumam subir a serra para saborear produções inusitadas, como o carré de cordeiro com risoto de arroz negro e pinhão, ao molho de vinho, servido no Donna Pinha ou a truta com farofa de pinhão e molho de laranja, do Santa Truta.
“O melhor da temporada é criar os pratos com pinhão. Ele combina com tudo, é rico em ferro, super calórico e tem a cara da estação que inspira pratos mais quentes”, diz a chef Anouk Vasconcelos Rosa.
A especialista destaca que a adoração das pessoas pelo pinhão costuma ser bem democrática: “Ou você ama, ou odeia. Alguns acham que não tem gosto de nada.” Seu sabor autêntico dificilmente deixa o paladar no meio termo.
Água na boca
Muito além do sabor, os pratos da temporada do pinhão são sempre verdadeiras obras de arte para se comer, logo de cara, com os olhos. Se tratando de entradas tem cestinha de parmesão com pinhões laminados, conservas, brusquetas com pesto de pinhão e até a sementinha da araucária bem temperada, em uma espécie de croûton.
No restaurante e pesqueiro Arco Íris a aposta é o filé de truta com pinhão, ao molho bechamel, regado com salsinha, acompanhado de fatia de berinjela gratinada, além de arroz branco ou verde.
Como a truta é um dos cartões postais da cozinha de Santo Antônio, na Casa do Barão ela é grelhada, servida com molho de pinhão, legumes e arroz branco. “É um prato saboroso e muito suave”, explica a chef Tiana Almeida.
A atração do restaurante e pizzaria Mr. Richard é a combinação da truta grelhada com bacon, farofa de pinhão, arroz e salada decorativa. A casa também oferece pizzas, além de massas com pinhão.
“Temos um caldo de pinhão encorpado, ideal para os dias frios. O gostoso de criar com o pinhão é que ele proporciona liberdade, já que seu sabor suave harmoniza bem com tudo”, declara a chef Maria do Carmo Castro Nunes.
Doces
A chef Anouk assume que criar produções doces, feitas a base de pinhão, é bem mais desafiador que os pratos salgados, pois a tarefa exige precisão. Para esta temporada ela fez uma sobremesa tentadora: torta de amêndoas com recheio de nozes e pinhão, com caramelado de whisky.
Outra sugestão é experimentar no Donna Pinha um sorvete de chocolate belga com crocantes de pinhão ou no restaurante Santa Truta, a mesma combinação com sorvete de coco.
Para aqueles que não dispensam uma generosa fatia de bolo, tem receita com pinhão. “Substituo parte da farinha de trigo por pinhão triturado. O bolo leva cobertura baba de moça de pinhão”, diz Maria do Carmo, do Mr. Richard .
Medalhão Donna Pinha – Receita é feita com medalhão grelhado em azeite, coberto com molho de pinhão. Para acompanhar é servido arroz negro com funghi e secci
Serviço. A temporada do Pinhão em Santo Antonio do Pinhal acontece até 13 de maio
Fonte: O Vale
Veja também reportagem da Globo Rural no G1
http://temporadadeinverno.com/guia-de-gastronomia/